domingo, 26 de abril de 2015

Habitat de Hoffmannseggella caulescens (Lindl.) H.G.Jones

Hoffmannseggella caulescens (Lindl.) H.G.Jones é uma espécie mineira, e consta na lista de espécies ameaçadas de extinção, categoria EN (Em perigo de extinção, a médio prazo). (http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hoffmannseggella%20caulescens).

Das espécies que conheço de Hoffmannseggella esta é a que vive em um dos ambientes mais áridos, que é a canga couraçada sob pleno Sol, ou seja, combinando um ambiente extremamente dessecante com um substrato com capacidade de retenção de água nula, ou quase nula.

Para compensar a pobreza em água e nutrientes minerais do seu ambiente ela tem que os acumular nas folhas e nos pseudobulbos, ambos bastante suculentos, tais como os cactos. Outra semelhança com cactos é o metabolismo ácido das crassuláceas (MAC ou CAM), que permite trocas gasosas da fotossíntese de noite, quando os estômatos se abrem, de maneira que a perda de água é mínima em relação ao que seria no calor do dia. Além disso as folhas são bastante inclinadas, de modo que não se queimem (ou de modo que não ocorra a fotodegradação dos seus tecidos por uma radiação muito inrensa), algo já comentado aqui (http://mvlocatelli.blogspot.com.br/2008/05/epidendrum-fotossntese-e-saturao.html).

a) modelo de decomposição de intensidade luminosa em função do ângulo da folha; b) Hoffmansseggella caulescens, rupícola típica, com folhas acentuadamente inclinadas. (Desenho e foto de Marcus V. Locatelli).



Existem a canga couraçada e canga nodular. A primeira é formada por concreções ferruginosas contínuas recobrindo a superfície do terreno, com poucas, e no geral rasas, frestas onde podem se desenvolver arbustos. Já o segundo tipo caracteriza-se por apresentar uma maior fragmentação, permitindo uma vegetação arbustiva mais adensada.

Essas fotos foram tiradas em 20/4/2015, em área próxima de Belo Horizonte/MG, e aqui apresentamos algumas variedades raras da espécie, tais como caerulea, puntacta, concolor e orlata flamea, além de uma beleza cênica imensurável a partir de jardineiras naturais formadas por touceiras da espécie:




















2 comentários:

Obrigado por seu comentário, ele será publicado em breve.