terça-feira, 2 de outubro de 2007

Armazenamento de sementes de orquídeas

Segue aí um jeito simples, barato e eficiente de armazenar sementes de orquídeas:

1º Passo. É importante que o fruto esteja maduro, já entrando em processo de senescência, ou seja, amarelando no local das cicatrizes da soldadura dos 3 lóculos vestigiais, ou já parcialmente aberto (vide fotos abaixos, um fruto de Hadrolaelia jongheana), pois isto é um indicativo de que as sementes já se encontram relativamente secas. A literatura menciona cerca de 6 % de umidade em base seca nesta fase.











2º Passo. Com uma boa observação das características supracitadas, basta abrir o fruto em cima duma folha de papel toalha e entornar as sementes, quanto menos se raspar o fruto para retirar as sementes de seu interior melhor, pois diminui o risco de ir junto algum resíduo de polpa com um teor de umidade maior, o que facilitaria a decomposição.
As sementes colhidas numa fase adequada, e é claro se viáveis (com embrião sadio), praticamente não ficam a deriva no ar, justamente por estarem mais densas (fotos abaixo).





















3º Passo. Agora é só dobrar a folha de papel toalha, fazendo desta um envelope. Ao longo de todo processo é importante que o ambiente, assim como o material, esteja seco, ou seja, num dia chuvoso é conveniente fechar alguma janela que dê passagem ao ar mais úmido vindo de fora da casa, certificar-se se não caiu gotas d'água no papel toalha após se lavar as mãos, e outras coisas deste tipo.





















4º Passo. Identificar o cruzamento, com a respectiva data de coleta e início de armazenamento do material.



5º Passo. Colocar dentro de um saquinho e fechar com um nó para não entrar tanta umidade da geladeira. Um por cruzamento, de preferância, para se evitar a contaminação de sementes em outro cruzamento.











6º Passo. Guardar na geladeira na regulagem em que esteja habituado a utilizar em casa, evitar algum compartimento na porta da mesma, pois nestes as sementes estarão sujeitas a uma maior oscilação de temperatura, o que não é adequado.

Tenho sementes que foram armazenadas por até 3 anos deste modo e que permanecem com poder de germinação semelhantes (para não dizer com o mesmo) de quando as sementes eram novas. Não precisa de sílica gel para absorver umidade, só tomando precauções de você não iniciar o armazenamento das sementes com excesso de umidade, assim como evitar que estas não entrem em contato com a umidade da geladeira já é suficiente.

22 comentários:

www.orkut.com disse...

eu não entendi esse tal de armazenamentos de sementes de orquideas,afinal elas nascem?

zecafonso disse...

Caro colega,foi-me utilíssimo e oportuno estes ensinamentos,pois estou colhendo algumas sementes e não sabia com armazená-las. Sucesso e prosperidade sempre.Grande abraço ORQUIDÓFILO...!

Marcus V. Locatelli disse...

Obrigado Jose Carlos.
"Orkut", as sementes realmente germinam quando em ambiente propício.
Abraços

Anônimo disse...

caro colega obrigada pelas suas dicas para mim serão de grande proveito pois sou iniciante e achei o maximo muito bem explicado. Nine

Anônimo disse...

Nine, obrigada pelas dicas para mim serão de grande utilidade, pois sou iniciante e esta muito bem explicado.k

Anônimo disse...

Nine, obrigada pelas dicas para mim serão de grande utilidade pois sou iniciante e esta muito bem explicado.

Anônimo disse...

Nine dicas muito boas valeu, sou iniciante tenho algumas sementes e não sabia armazenalas, muito obrigada.co

Eduardo disse...

Gostaria de adquirir sementes de orquideas. Vc vende?
meu e-mail é edusodre_@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber se vc vende sementes de orquideas.
Meu e-mail é edusodre_@hotmail.com

orquideas disse...

Luciani Buzatti
Adorei saber desse armazenamento, gostaria de saber se posso usar esse mesmo processo para armazenar as políneas e como fazer o plantio caseiro dessas sementes..obrigada

Anônimo disse...

gostei das dicas mas gostaria de saber onde adquirir essas sementes e como planta-las. Claudia, clautpjesus@uol.com.br

Anônimo disse...

Você explica de maneira muito simples, obrigada.

Unknown disse...

Amei as dicas e gostaria de saber onde posso adquirir as sementes...??? você vende ou sabe informar quem possa vender?

Anônimo disse...

mas o polen pode ser cocado por qual quer outra plantar ou tem que ser da mesma espacie?
add meu msn karlos_rive@hotmail.com
abraço

Anônimo disse...

Como posso adquirir as sementes? Tens de espécies diferentes?
Obrigado
Ana Rodrigues
amrodrigues@sapo.pt

Taiza disse...

Adorei as dicas!
Já tenho as sementes, que eu mesma polinizei. Agora só falta saber como plantá-las.

Anônimo disse...

em qualquer especie de orquídeas à produção de sementes?

Taiza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélia Almeida disse...

Eu gostaria de saber onde encontrar as sementes de orquidias.

Hélia Almeida disse...

Eu gostaria de saber como conseguir as sementes das orquidias, pode mim dezer meu emeail é helia_almeida1949@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber quanto tempo a semente deve ficar na geladeira antes de ser plantada? E como deve ser plantada? Aguardo resposta pelo e-mail: mclrrc@yahoo.com.br

Unknown disse...

eu tenho + ou - 40 tipos de orquideas mais eu queria mais como consigo