terça-feira, 15 de maio de 2007

Um caso de germinação de sementes de orquídeas

Há certo tempo tirei alguns seddlings de Cattleya bicolor do pote de plástico para replantar nas bandejas, como este ao lado, lavei o pote mal lavado, e após este ter secado guardei “provisoriamente” um fruto aberto de Anacheillum cochleata (flor da foto abaixo) que acabara de colher no orquidário na casa do meu pai.
Acontece que esqueci onde deixei o pote com o fruto dentro, voltando das aulas uns 3 meses depois, vi o pote caído por debaixo da bancada, e pra minha surpresa vários protocórmios (uma estrutura formada imediatamente após a germinação das sementes de orquidáceas) já bem estabelecidos do Anacheillum, o que foi de fácil identificação pelo formato bem peculiar do fruto deste gênero, que se encontrava já bem seco na ocasião.

Para haver a germinação, as sementes necessitam de interações micorrízicas (assunto de um futuro tópico), para conseguir energia suficiente (na forma de compostos de carbono) para tal, ou no caso de cultivos in vitro, uma solução nutritiva que, ao serem embebidas nesta, consigam suprir suas necessidades.
Acredito que na ocasião ocorreu o seguinte, como não lavei direito o pote, ficou resíduo de solução nas bordas, tendo sido aproveitado para a germinação.


35 comentários:

andré disse...

Olá,
Buscava info sobre germinação de sementes de Orquídea e acabei por encontrar teu artigo. Tenho uma vagem de Vanilla planifolia e vou tentar germiná-las. Ocorre que nunca fiz isso antes, meu intento foi criar uma pequena estufa e deixar a vagem aberta ao meio para ver se dá certo. Fico muito grato se puderes me passar a técnica utilizada no artigo que escrevestes.
Abraços,

André.

Anônimo disse...

Olá
Meu nome é Pedro tenho 15 anoz e acabo de criar meu orquidário só tem 2 exemplares por emquanto mais eu gostaria se possivel, que vc me ensinasse um pouco mais sobre onde devo colocalas para germinar e quanto tempo???
Muito obbrigado pela atenção e esse é meu e-mail espero resposta até mais:
pedro_kishintai@hotmail.com
pedro.fsr1@gmail.com
Abraço,

Unknown disse...

meu nome é marcos gabriel tenho 13 anos de idade tenho aki em casa uma vargem de semente da cattleya walkeriana e queria saber como fazer para que elas germinasem acabei de fazer um orquidario e ela deu flor meu orquidaro só tem 6 exemplares de orquidea meu email é marc.ga@hotmail.com prfavor me passa depois como fazer obrigado xau

Unknown disse...

Olá Glauco! Você saberia me dizer como se faz para germinar sementes de orquídeas? Ex; Phalaenopsis ou Cattleya? Tenho sementes mas não sei como fazer para germinar! Obrigado!

Unknown disse...

Olá! Você saberia me dizer como se faz para germinar sementes de orquídeas? Ex; Phalaenopsis ou Cattleya? Tenho sementes mas não sei como fazer para germinar! Obrigado! sim meu email é; ari.thides@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Joao Daniel e gostaria de saber se vc poderia me passar algumas dicas sobre germinaçao, meios de cultura, metodos , etc... muito obrigado.

Unknown disse...

Olá amigo orquídea!Estou procurando informações sobre como devo preceder para plantar sementes de orquídeas e como cultivá-las.Se puder me ajudar agradeço.Lucília
Espero sua resposta até mais:
primilu@ig.com.br

Nossa historia de amor disse...

ola tenho adoro orquideas e gostaria muito de saber como faço a germinação da sementes? agradeço se poder me ajudar. atenciosamente vera stoll. meu e-mail:stollvera@hotmail.com

Anônimo disse...

ola,gostaria de saber como fazer a germinação de sementes de orquideas pois tenho 28 exemplares meu e-mail é aleero.antunes@gmail.com

Unknown disse...

Olá,
Tenho duas vagens de Laelia Tenebrosa, li seu artigo e gostei muito. Gostaria se fosse possível que me ajudasse, ensinando a técnica para germinação de orquídeas, pois queria germinar as vagens que tenho aqui em casa. meu e-mail é afranioaguiar@bol.com.br.
Abraços,

Afranio.

ANDREA disse...

POXA EU TENHO VAGEM DE DENDOBRIUM NOBILE COMO FAÇO PARA OBITER MUDAS NO VIDRO O QUE COLOCO PARA GERMINAREM POR FAVOR ME DE UMA DICA!

Maria Luiza disse...

Ola, estou iniciando meu orquidario, voce pode me ajudar com o passo a passo de como fazer a germinaçao Aguardo.

Maria Luiza disse...

Acabei de enviar meu comentario meu email é borgessantana@hotmail.com

Andrea disse...

Oi , meu nome é Andrea e gostaria de saber se voce vende semente de orquidea ou a planta
meu e-mail.
as.perei@bol.com.br
Aguardo

Anônimo disse...

...ola,gostaria de saber como fazer a germinação de sementes de orquídeas, pois tenho vários exemplares.
meu e-mail é jslima@gigalink.com.br

Anônimo disse...

Olá, tenho um pequeno orquidário, algumas eu comprei outras eu ganhei, algumas estão com semente, como faço para germinar elas.
Obrigada por enquanto.
email: shava@bol.com.br
Rose

Angela disse...

Marcus, gostaria muito de saber como cultivar a semente de orquídea.
Meu e-mail é: angelapatteelle1@hotmail.com

Obrigada e meus parabéns!!

Anônimo disse...

Tenho algumas orquídeas encontradas em matas, e não sei o nome delas, queria saber se tem como eu mandar fotos delas para vc identificar quais são as minhas orquídeas.
Obrigado!

rosineia disse...

ola ,meu nome é rosinéia gostaria de informaçoes como iniciar germinação in vitro,ou se vc tem informação de algum curso que ensina passo a passo,sou iniciante e ficarei muito agradecida pelas suas informações.meu e-mail é:jr.neia@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Marcus!

Gostaria de saber quanto tempo após o semeio já dá para saber se houve contaminação no meio de cultura.

Abraço.
Luca

Marcus V. Locatelli disse...

contaminações começam a aparecer em cerca de 1 uma semana

Unknown disse...

olá,bom dia quero saber como eu faço para germinar sementes de orquideas,ficarei muito feliz se poder me ajudar.

Anônimo disse...

oi, eu encontrei uma vanilla edwallii na mata como fasso para retirar uma muda?

Anônimo disse...

olá gostaria de saber como fasso para retirar uma muda de vanilla edwallii que encontrei na mata .

acs e aces disse...

ola Marcus.
hoje fazendo uma busca na net,encontrei o seu blog.amei opost de germinaçao de capsulas de orquideas.poderia me dizer como faço e o que eu precisopara fazer germinar a capsula da microorquidea coccinia?
fico muito agradecida,pois esta é a minha orquidea do coraçao.
marival4@ig.com.br

Anônimo disse...

tbm quero saber como fazer para germinar sementes de orquidea phalaenopsis. Meu email é coalahp@gmail.com. Obrigada

eliane

Belisia disse...

olá boa tarde, eu gostaria de saber como faço para fazer a germinação da semente de orquídeas Phalaenopsis e da Cymbidium. Meu e-mail é lizandra_araujo2011@hotmail.com...

Higina Neta disse...

Olá, por gentileza, gostaria muito de obter informação a respeito de como plantar sementes de orquídeas raras, pois comprei bastantes sementes e estou anciosa para fazer o plantio, ou seja a germinação das mesmas, porém vejo algumas dificuldades, por gentileza, ficaria muito grata com uma orientação.
grata,
Higina Neta.

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber como faço para plantar algumas sementes que ganhei.Gostaria de obter algumas informações!Orquídea Mokey.
Muito obrigada,
Kátia Montez

Nivair Gonçalves de Carvalho disse...

Olá boa tarde!...Amo orquídeas, tenho poucas ainda, pois são caras e também ainda não sei cuidar direito delas. Gostaria de saber como fazer mudas atravez das sementes?...Procurei essa resposta aqui em muitos comentário feito sobre a mesma coisa, mas não encontrei!...Obrigada!...Meu e-mail é: goncalvesnivair@hotmail.com

Cris Lawall disse...

Olá! Descobri a pouco tempo minha paixão por orquídeas. Estou construindo um orquidário, Porém ainda tenho poucas plantas e gostaria de aumentar a gana e variedades. Gostaria de saber se consigo comprar e onde os vidros com as mudas dentro, ou seja, as sementes já germinadas? Meu e-mail crisiv@hotmail.com
Obrigada!

Unknown disse...

VC já descobriu como plantar as sementes de orquídea?

Unknown disse...

VC já descobriu como plantar as sementes de orquídea?

Unknown disse...

Tenho sementes de cimbidius comprei da China, mas não sei como semear se posso fazer na terra ou tem outro meiu obrigada.

Unknown disse...

Tenho sementes de cimbidius comprei da China, mas não sei como semear se posso fazer na terra ou tem outro meiu obrigada.