segunda-feira, 19 de maio de 2008

Plantanto orquídeas 1: cachepô

Tenho grande parte das minhas orquídeas plantadas dessa maneira, de Cattleyas a Laelias e principalmente Oncidiuns, que assim plantadas, suas raízes apresentam-se sempre saudáveis, bem como a planta toda de uma maneira geral.
Orquídeas não toleram água parada por muito tempo nas raízes.
Na sequência de fotos tento mostrar como replantar orquídeas em cachepôs. A muda de Cattleya jenmanii foi plantada em dezembro de 2007 e floresceu em março de 2008.
No caso foram utilizados como substrato toquinhos de cafeeiro como preenchimento de boa parte do volume do cachepô, na camada de cima, uma mistura de toquinho de cafeeiro com xaxim desfibrado.
Ressalvas
  1. Acredito que se utilizasse apenas os toquinhos teria dado o mesmo efeito.
  2. A madeira de cafeeiro é muito boa para plantar orquídeas, mas apresenta a desvantagem de ser muito suscetível às brocas no período das chuvas.




















































Agora uma Brasilidium praetextum, detalhe na última foto uma vareta de bambu atravessada para imobilizar a muda depois do plantio.


Vejam mais fotos aqui:
  1. Cattleya amethystoglossa;
  2. Cattleya velutina;
  3. Cattleya aclandiae;
  4. Cattleya schilleriana 2;
  5. Cattleya schilleriana;
  6. Lycaste macrophylla;
  7. Cattleya kerrii;
  8. Anacheilium cochleatum;
  9. Brasilidium forbesii;
  10. Cattleya aclandiae 2;
  11. Hadrolaelia lobata alba;
  12. Cattleya guttata 'Gutatona'.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá!! Seu Blog é muito especial.. adorei tudo, dicas etc.. passo horas lendo tudo, ou melhor estudando...
gostaria de saber, se posso colocar um cattleya(não sei escrever direito ainda sobres os nomes das orquideas, pois estou começando agora com o cultivo e estou adorando) numa MANGUEIRA, e qual o procedimento correto, tendo em vista que a minha orquidea está sem flor, e tenho tambem cimbidium, dendrobium já com brotinhos de flores.. posso colocar essas tambem sobre a mangueira? se puder me ensinar.. ficaria muito feliz!!

Um abraço
Rose

Marcus V. Locatelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcus V. Locatelli disse...

embora já tenha visto orquídeas germinando e se desenvolvendo naturalmente em mangueiras, não recomendo, pois ela sombreia demais e as espécies que se desenvolvem nela são mais de sombra mesmo.
Cymbidium é planta terrestre, você pode plantá-la num canto que pegue Sol a manhã toda no seu jardim. Se você não fizer muitos cortes e não danificar muito as raízes é só acomodar o "torrão" (raízes + substrato) no novo vaso e não precisa cortar as flores quando for transplantar.

abraços

flor de nubia disse...

Olá!!!Seu blog é muito bom...gostei de tudo, mas me diga o que toquinho de caafeeiro???

Unknown disse...

bert75OLA MI CHAMO HELIA,E COLECIONO ORQUIDEAS,E TENHO ALGUMAS CATTLEYA,QUE ESTAO DANDO MANCHAS PRETAS NAO SAO PINTAS NAO ,SAO MANCHAS QUE VAO SE ESPALHANDO PELA FOLHA,E TENHO ALGUMAS QUE ESTAO AMARELANDO AS FOLHAS O QUE DEVO FAZER QUAIS PRECAUÇOES DEVO TOMAR POR FAVOR MI AJUDE PQ NAO QUERO PERDER MINHAS ORQUIDEAS,PQ ELAS FAZEM PARTE DE MIM AGORA,DESDE JA AGRADEÇO,UM GRANDE ABRAÇO!!!!

Unknown disse...

OLA MI CHAMO HELIA E COLECIONO ORQUIDEA E TEM UNS TEMPO JA QUE ALGUMAS CATTLEYA MINHAS VEM DANDO MANCHAS PRETAS NAO SAO PINTAS NAO SAO MANCHAS MSM QUE SE ALASTRAM PELA FOLHA TODA,E TENHO ALGUMAS AMARELANDO AS FOLHAS O QUE DEVO FAZER QUAIS PRECAUÇOES TENHO QUE TOMAR,POR FAVOR MI AJUDE PQ NAO QUERO PERDER NENHUMA DAS MINHAS COLEÇOES DESDE JA AGRADEÇO UM GRANDE ABRAÇO!!!

Anônimo disse...

Helia , tambem tive este problema com minhas orquidea referente a mnchas pretas , o que eu fiz dei uma pulverizada com sulfato de cobre 20 % ( dino ) proporção 2 gr para 10 litros de agua diminui as regas e coloque elas em lugar bem arejado , com isot diminuiu bem a infestação, a daca 20 dias eu dou uma nova pulverizada ,

sorte com sua plantas

Abraço Carlos Walter

Unknown disse...

Que achas de substitir pos pedaços de quenga de coco? Os toquinhos, é claro

Unknown disse...

Olá! Seu Blog é excelente, parabens.
Gostaria de saber as dimensões do vaso caixa, e quais as medidas das ripinhas, pois pretendo construir os mesmos para plantar as orquídeas aqui de casa.
Abraços

Unknown disse...

Olá pessoal, tenho bastante vasinhos de orquídeas que ganho em aniversários etc...Tenho uma espécie que gostaria de saber qual é. Suas folhas são enormes, e parece com um pé de erva-cidreira. Alguém sabe me dizer o nome. Saberiam me dizer se essa espécie pode ser plantada em terra? Obrigada desde já.

Unknown disse...

Carol,
Esta espécie chama-se Cymbidium, ela não deve ser plantada no solo, mas permanecer no vaso, gosta de clima frio. Deixe-a em um lugar mais fresco, adube, e de repente ela te surpreenderá, com lindo cachos. Pesquise sobre Cymbidium.
Sucesso!
Bjus.
Conceição.

Josué disse...

Olá Marcos, pergunto - Deve-se dar algum tratamento ao toquinho de cafeeiro? É necessário deixá-lo secar ou pode-se cortar e usar direto?
Parabéns pelo blog. É bastante orientador.

Mais uma questão - Eu gostaria de participar do curso de semeadura in vitro. Não foi possível neste último. Quando haverá outro? Algum projeto para São Paulo?

Abraço!
Josué

Fabio Jr E Pinto disse...

Olá. tudo bom Marcos. Vi que você plantou oncidium crispum no cachepô e se desenvolveu bem. Que madeira é essa que você colocou picada como substrato? Geralmente eu planto oncidium crispum em tutor vivo.
Me responda se der. E-mail: fabiokrmontes@yahoo.com.br . Eu mantenho um blog também sobre orquídeas,http://orquideasfabiojr.blogspot.com.br/ dê um olhada lá quando der. O seu esta de parabéns