terça-feira, 25 de setembro de 2018

Oncidium (Brasilidium) forbesii subsp. browickianum

Multiplicando esta raríssima planta.

Descrita nas idas de 1880 permaneceu oficialmente sumida desde então, muita gente do entorno de sua ocorrência a chama até mesmo de "Oncidium gardneri", mas dentre várias diferenças está que o gardneri termina com duas folhas no ápice do pseudobulbo e o browickianum, assim como o forbesii clássico terminam com uma folha apenas.

Quando vi pela primeira vez mantive segredo da minha percepção, não parecia com nada dos demais oncidiuns da Secão Crispa, hoje agrupados, por uma corrente que acredito mais, em gênero Brasilidium.

Adquiri 3 exemplares, tratei de obter sementes tão logo possível deixando a exsicata das flores e potencial descrição de nova espécie para o ano seguinte. Felizmente escolhi multiplicar logo de cara pois após isso descobri que já se trata de uma planta descrita, embora acredite que encerre em si uma série de características muito bem indexadas que justifica até mesmo separar do forbesii para uma espécie a parte... Brasilidium browickianum!

Flores de muita substância, alta durabilidade, com cerca de 6 cm da ponta de uma pétala à outra e de ocorrência mutio restrita, somente na área de uma mineradora de ferro no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Os mais antigos contam que a maior porção da sua área de ocorrência já foi destruída pela mineração.


Nenhum comentário: