quinta-feira, 16 de abril de 2009

Propostas de temas para cursos e palestras sobre orquídeas

Ontem prelecionei mais uma palestra sobre ecologia de paisagens e habitats de orquídeas na reunião da Associação Orquidófila e Orquidóloga de Viçosa (AOOV).

Houve um feedback interessante do pessoal, considero que foi uma boa despedida.

Despedida porque estou indo para outros cantos por enquanto, mas quero voltar para fazer doutorado na UFV, ainda este ano, e vamos ver se as coisas darão certo.

Morar em Viçosa de novo, freqüentar a AOOV e atuar presencialmente no Núcleo de Pesquisas e Conservação de Orchidaceaes da UFV – NPCO – UFV são minhas intenções para um futuro próximo. Mas mesmo por agora indo para longe, felizmente me manterei vinculado ao grupo de pesquisa do NPCO-UFV.

O recém nascido NPCO-UFV se encontra na fase de construção de sua infra-estrutura, dentro do campus da UFV, e surgiu com a demanda por mais ciência na orquidofilia, bem como estudos orquidológicos mais elaborados.

Assim como este blog, minha idéia inicial era criar algo como um manifesto orquidológico.

A proposta de criação do NPCO-UFV é ambiciosa, mas está em um contexto privilegiado que é a Universidade Federal de Viçosa, no que se refere a patrimônio intelectual e outros recursos acadêmicos, então a princípio a brincadeira promete e nos entusiasma bastante.

A idéia é fazer da UFV um centro de inteligência de ponta no que se refere às orquídeas, assim como já é em outras áreas, estimulando a pesquisa concomitantemente à sua extensão, para beneficiar a sociedade.

 

PROPOSTAS DE TEMAS PARA CURSOS E PALESTRAS SOBRE ORQUÍDEAS

 

Marcus Vinicius Locatelli
Engenheiro Agrônomo - UFV
Mestre em Solos e Nutrição de Plantas - UFV
Blog Orquidolofia e Orquidologia: www.mvlocatelli.blogspot.com
MSN: marvinloc@hotmail.com

E-mail: mvlocatelli@gmail.com

 

 

1.          Introdução à família Orchidaceae. (30 minutos).

    • O que caracteriza uma Orchidaceae?;
    • Principais gêneros e espécie de orquídeas cultivadas no Brasil.

2.          Introdução ao cultivo de orquídeas. (1 hora e 30 minutos).

    • Escolha de espécies;
    • Idéias sobre diferentes métodos e técnicas de cultivo;
    • Planejamento da coleção;
    • Tecnologia de substratos;
    • Instalações para se cultivar orquídeas.

3.          Paisagens, habitats e ecologia de orquídeas – As orquídeas nos contextos ambientais nos quais se inserem. (1 hora e 30 minutos).

·                     Ecologia de paisagem – meio físico (solos, geologia e relevo) diferenciando os diferentes nichos ecológicos;

·                     Relação solos-vegetação-espécies de orquídeas;

·                     Micorrizas;

·                     Inimigos e amigos naturais das orquídeas – relativação dos conceitos e das interações das orquídeas com as outras formas de vida do ecossistema.

4.          Manejo integrado de pragas e doenças de orquídeas. (1 hora e 30 minutos).

·                     Identificação e caracterização das principais pragas e doenças das orquídeas;

·                     Empregando a ciência agronômica para se fazer um controle inteligente das pragas e doenças das orquídeas, priorizando a prevenção, mas também abordando assuntos como os produtos certos e as utilizações corretas dos mesmos quando forem necessários;

·                     Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e medidas de segurança para a saúde humana e ambiental.

5.          Nutrição e adubação de orquídeas. (1 hora e 30 minutos).

·                     Líquens, micorrizas e matéria orgânica: como se dá a aquisição de nutrientes pelas orquídeas na natureza, envolvendo os diferentes tipos de ambientes (orquídeas rupestres, terrestres e epífitas).

·                     Uma resenha sobre o conhecimento científico relacionado.

6.          Genética de cores de orquídeas do grupo Cattleya. (1 hora).

·         Genes responsáveis pelos diferentes pigmentos nas flores das orquídeas do grupo das Cattleyas, e a implicação prática disso em cruzamentos e na escolha de um de cruzamento de orquídeas a ser adquirido.

7.          Semeadura in vitro de orquídeas usando um método alternativo. (só teórica 1 hora, ou teórica junto com prática 3 horas).

    •  Método alternativo, de baixo custo e bastante eficiente de se semear orquídeas in vitro utilizando-se de produtos acessíveis, sem a necessidade de capelas ou câmaras de fluxo laminar;
    • Escolha de matrizes, fecundação e armazenamento de sementes e armazenamento de políneas para serem utilizadas em cruzamentos futuros;
    • Cuidados com os frascos contendo os seedlings;
    • Retirada dos seedlings de dentro dos frascos para o ambiente externo – limpeza, plantio, estruturas de aclimatização e cuidados iniciais.

8.          Outros aspectos relacionados ao cultivo de orquídeas. (1 hora).

    • Uso de reguladores de crescimento vegetal, recuperação de plantas danificadas, dentre outros assuntos.

  

Ø     Todos os cursos e palestras são ilustrados com fotografias exclusivas, e contam com entrega de material escrito, também de conteúdo exclusivo, para cada participante;

Ø     Os valores de investimento são a combinar, pois variam de acordo com as quantidades de temas que serão de interesses, bem como com o número de participantes. 


3 comentários:

Ana Paula disse...

Marcus, fico muito feliz com as tuas realizações e espero que os empreendimentos sigam em frente e rendam bons frutos, quer dizer boas orquídeas. Muito legal ter uma falculdade no Brasil de referência em orquídeas. Sou apenas uma curiosa, porém lamento não ter tempo de frequentar os cursos que vc está propondo, os temas são todos bem relevantes. Fis dois anos de Biologia, mas a vida me levou para outros rumos, fico feliz que existem pessoas como vc que acreditam nos seus sonhos e os colocam em prática. Parabéns, bjs.

bruno disse...

seria muito interessante participar de um curso assim...
mas eu sou do interior de São Paulo, e pra mim fica inviavel a minha participação.
mas espero que de tudo certo com seus objetivos.

e enquanto nao posso participar desses cursos...tento me contentar com artigos, manuais, dentre outros materiais que encontro na internet.

abraço

bruno disse...

seria interessante um curso assim.rsrs

mas pra mim fica inviavel, porque sou do interior de SP, e nao tenho como ficar viajando.
sendo assim, tento me contentar com artigos, manuais, dentre outros materias sobre orquideas que encontro na internet.

mas espero que de tudo certo com seus objetivos, pois esta "área" é muito interessante e requer dedicação, ao contrario do que alguns dizem, a respeito do cultivo de orquideas (e outras plantas).

****tenho algumas fotos de algumas orquideas minhas no orkut; ainda estou esperando varias dar flor pra poder tirar fotos. se quiser dar uma olhada, "bruno takikawa"
XD

abraço